quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Resultados e Riscos de TI

Resultados de TI
Refere-se à determinação, coleta e geração de indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI e à sua contribuição para as estratégias e objetivos do negócio

Riscos de TI

Os termos “risco”, “análise de risco”, “gestão de risco” vem ganhando espaço dentro das organizações. Podemos dizer que praticar Governança seja ela empresarial, seja de TI ou de outra área, é fundamental para diminuir os riscos de algo inesperado e ruim acontecer.





Referências
Gestão de Riscos: Uma Avaliação do Risk IT Framework do ISACA/ITGI Disponível em : < http://gestaosistemasdeinformacao.blogspot.com.br/2009/04/gestao-de-riscos-uma-avaliacao-do-risk.html >
Gestão de Risco.  Disponível em: < http://www.diegomacedo.com.br/gestao-de-riscos/> Acesso: 19 de agosto de 2016

Alta Administração

O que é Alta administração?
Representa o corpo dos dirigentes máximos da organização, conforme definição normativa ou decisão consensual. Geralmente abrange o principal dirigente, o seu substituto imediato e o seu staff.


Segundo o TCU a alta administração é responsável por decidir qual a meta mais adequada em cada questão e dimensão de governança e formalizar tal conjunto de metas como parte do PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação), atentando para as metas legais de comprimento obrigatório. Essa decisão é feita por análise crítica das necessidades de negócio da instituição usando parâmetros de governança e por meio de análise de riscos relevantes.

Então seguindo o questionário de levantamentos do TCU de 2016, temos os requisitos que a liderança da alta administração deve fornecer divididos por relação aos sistemas de: governança corporativa e de TI, resultados de TI e riscos de TI.

A governança Corporativa já foi abordada no nosso Blog. Nas próximas postagens abordaremos os resultados e os riscos de TI.